IVANZINHO CANTANDO MÚSICA ACOMPANHADO PELO PAI IVAN SOARES

AMOR SONHADO DE UM TROPEIRO ERRANTE - IVAN SOARES

IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DOS BANCÁRIOS EM SALVADOR - BAHIA.

IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DOS BANCÁRIOS EM SALVADOR - BAHIA.

VIOLA (IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA)

MATELO CHAPADEIRO

height="132">

terça-feira, 10 de maio de 2011

CASA DOS ESTUDANTES DE NOVA REDENÇÃO UM EXEMPLO DE OPORTUNIDADE

Amigos do blog vou falar de um assunto que conheço profundamente, é da oportunidade do estudante carente, que sai do interior e vem enfrentar a vida na capital. A casa de estudantes de Nova Redenção localizada do bairro do Tororó, mantida pela prefeitura, esta trazendo um retorno memorável e é um exemplo de como tão pouco investimento pode apresentar um retorno gigantesco. A prefeitura paga o aluguel, água, energia e alimentação, vale ressaltar que é uma das poucas prefeituras em nosso estado que banca tal situação, mas vejam voces, gasta-se menos de cinco mil reais por mês, hoje o retorno é grandioso, de 25 estudantes moradores, 17 encontram-se na faculdade, passando em vestibulares disputados, a maioria em universidades públicas, vou listar os nomes, curso e universidade de alguns dos estudantes:




ALAN - FONOAUDIOLOGIA- UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB.
ARTUR - ARQUITETURA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA.
CARLOS - MEDICINA VETERINÁRIA - UNIV. FEDERAL DA BAHIA - UFBA.
FRANCIMAR - ENFERMAGEM NA UNEB E ODONTOLOGIA NA UFBA.
ELEISEU - CIENCIAS CONTABEIS NA UFBA.
DOUGLAS - ENFERMAGEM NA UFBA.
LUCIANO - FISIOTERAPIA - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA.
JACKSON - ENGENHARIA MECÂNICA NA UNIJORGE.
NAILTON - DIREITO - UNEB.
MURILA - ENFERMAGEM - FAC. HELIO ROCHA.
MACIELA - FONOAUDIOLOGIA NA UFBA.
SELMA - FARMÁCIA - UFBA.
VICTOR CHAVES - ENGENHARIA CIVIL - UFBA
JOAQUIM - MEDICINA VETERINÁRIA - UFBA
EMERSON - MEDICINA VETERINÁRIA - UFBA.
MILCA - FONOAUDIOLOGIA - UNIJORGE.

Vejam amigos, o investimento vale a pena, são pessoas que não podiam residir em Salvador, mais uns serão profissionais e vão muitos deles mudar suas vidas e a de suas famílias, isso não tem preço, nosso compromisso esta sendo cumprido, eu que passei pela casa de estudante de Itaberaba na década de 70/80, sei da importância de se manter uma casa de estudante aqui em Salvador. Acho que minha maior realização como gestor é ver a casa dos estudantes frutificando, abrindo horizontes, para filhos de lavradores, assentados, pequenos comerciantes, gente do povo, que esta a agarrar essa oportunidade, parabéns estudantes, avante, esse é o caminho. IVAN SOARES.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CADÊ OS TERREIROS DE JARÊ?

A Chapada Diamantina recebeu enorme influência do povo negro, conta a história , que o negro escravo fugindo da opressão, saiam de CACHOEIRA, contra a correnteza do rio Paraguaçú, e depois de todo aquele sofrimento, chegavam nos gerais chapadeiros, e soltavam o grito de liberdade, nem bem o eco daquele grito parasse de ecoar, era capturado pelo capitão do mato, dos coronéis chapadeiros e se tornavam escravos das fazendase e por lá continuavam a sofrer todo tipo de opressão. Com o advento da abolição muitos ficaram lá e deixaram laços profundos da sua rica cultura, dentre elas está o JARÊ. Me lembro bem quando menino, do terreiro de ZÉ DA BASTIANA (o Olho DÁgua), na piranha, o terreiro de João Simião, dentre outros, onde ecoava os batuques, os atabaques, noite adentro. Hoje resta um vazio e algum foco de resitência dos terreiros de Jarê, mais meio deformado, sem a poesia e o sincretismo de tempos atrás. É preciso que haja uma resistência dos estudiosos, daqueles que lutam para preservação da nossa história e dos terreiros de Jarê. É historia viva do povo chapadeiro, da nossa gente mestiça, e o povo negro contribuiu muito para a cultura, costumes, crendices, para a grandeza da nossa CHAPADA DIAMANTINA. IVAN SOARES

LITERATURA DE CORDEL, LITERATURA POPULAR

OS GIGANTES DO POÇO AZUL.

Estamos lutando na esfera federal e estadual para implantar o MUSEU DE PALENTEOLOGIA no municipio de Nova Redenção, no poço azul fora encontrado mais de 10 especies de animais pré historicos, tais como a PREGUIÇA GIGANTE, quatro tipos, sendo que uma deles foi a primeira encontrada na América Latina, o MASTODONTE, O TIBRE DENTE DE SABRE, O TATU GIGANTE dentre outros. Entre os fósseis encontrados destaca-se o esqueleto completo da preguiça gigante, extinta há quase 11 mil anos. Em janeiro de 2011 a NATIONAL GEOGRAFIC exibiu o documentário O BRASIL DA PRÉ HISTORIA, todo filmado no poço azul. Agora estamos numa frente de batalha para construir o museu e trazer as réplicas desses animais para nosso município num projeto audacioso, que vai impulsionar o turismo científico na Chapada Diamantina. A chapada é um paraíso natural por excelência, e com o museu passará a ser visitada também por todos aqueles estudiosos e curiosos do Brasil pré-historico.

PREGUIÇA GIGANTE

IDENTIFICAÇÃO: EREMOTHERIUM LAURILLARD;
IDADE: PLEISTOCENO (entre 2 milhões e 10 mil anos atrás);
TAMANHO; 06 METROS DE ALTURA;
CARACTERÍSTICAS: caminhavam lentamente, apoiando-se sobre os lados do pés, e das mãos. apresentava o corpo recoberto por pelos e possuíam garras;
ALIMENTAÇÃO: GRAMÍNEAS E FOLHAS. Utilizava a cauda robusta, além dos pés, para formar um tripé e alcançar os ramos e brotos mais altos das árvores.
LOCALIZAÇÃO: viveu no Brasil e nos países vizinhos da América Latina.

Vamos em busca de recursos para construir o museu em Nova Redenção, o que será um marco para a Chapada Diamantina, pois, cientistas e estudiosos do mundo todo virão a chapada para verem de perto as réplicas do animais pré-historicos, encontrados no sítio paleotológico do poço azul. IVAN SOARES.

AS DOZE MÚSICAS FINALISTAS DO III FESTIVAL DE MÚSICA REGIONAL DA CHAPADA FARÃO PARTE DE CD

SIMPLESMENTE ZABÉ
ALISSON MENEZES
LAMENTO DOS DIAMANTES
CLENDESON BARRETO
AVE RIO
MAVIAEL MELO
CONFINS SERTANICOS
WALTER LAJES E PAULINHO JEQUIÉ
REESTORIANDO BRASIS
GERRI CUNHA
BRASIL BONITO, BRASIL ABONITADO
PAPALO MONTEIRO
ARBORIZANDO
KERETO
BRINCANDO DE POESIA
KAKÁ BAHIA E CEVISA HARMONIA/ CARLINHOS PAJEÚ
PINDORAMA
TIAGO LOBÃO/ IAN LASSERE
EMOÇÃO DE CANTAR
FABRIZIA DIAS
RIO TINTO, ÁGUA SANTA
LAÉCIO BEETHOVEN
PARQUE NACIONAL
JOÃO MARCOS.

O cd esta sendo preparado, masterizado e em breve faremos um lançamento, para documentar , fazer a memória do festival, eternizar o festival. Aguardem.

ROBERTO MENDES E A HISTORIA DA CHULA.

O show de Roberto Mendes no III FESTIVAL DE MÚSICA REGIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA , F foi uma aula para os ouvintes, primeiro que Roberto é uma figura simpatica, atenciosa, sem estrelismo, por horas explicou sentado com várias pessoas a historia da chula suas vertentes, trazendo conhecimento, que muitos de nós não sabiamos, diferente de TETÊ ESPINDOLA, que não passou nenhuma simpatia, com ar de estrela de uma música só, ao contrário, Roberto Mendes foi simples, fez um belo show, e com certeza voltará outras vezes, ao contrário de TETÊ que não volta mais. É NECESSÁRIO que o artista popular se identifique com o povo que foi ali lhe ouvir, lhe aplaudir, porém tem gente que tropeça no próprio ego e muitas vezes para esconder suas inseguranças, não se harmoniza, não se permite, quando se trata do povo. Mais a vida continua, parabéns Roberto Mendes pelo exemplo e pela bela aula que nos deu. Ivan Soares.

III FESTIVAL DE MÚSICA REGIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA FOI UM SUCESSO DE CONTEÚDO E DE PARTICIPAÇÃO POPULAR.

O III Festival foi uma especie de consolidação de Nova Redenção como um forte de resistencia da cultura popular no Estado da Bahia, por ser restrito a música regional de qualidade, teve participação de varios poetas cantadores do Brasil, mostrando seu canto seu trabalho, com um excelente nivel de composições e de melodias. Em verdade a semana de Cultura foi repleta de cultura popular, enfase a participção dos santos de casa, atraves da poesia, do reisado, da roda dos idosos, abriltaram ainda o coral do capão, muito bom, o coral de Wagner, enfim, várias manifestações populares, que andavam adormecidas e que devagar, estamos resgatando e o melhor a população está entendendo, participando. É GRATIFICANTE, ver crianças de 12 anos compondo, tocando seu instrumento, escrevendo cordel. Aproveitar esse espaço para agradecer toda nossa equipe que se empenhou para a realizãção do evento especialmente a Cristininha, Cristina , Jone Alan, o Secretario Paulo Amando, Guilma, dentre outros, FÁBIO PAES, TONHÃO DO ACORDEON, ABI ACKEL. Em verdade foi um grande encontro de cantadores, poetas, militantes culturais, um final de semana rico para quem aprecia e gosta de cultura popular. Espero que tenhamos cumprido nosso dever de lutar por uma cultura verdadeira, que tenha a cara do nosso povo , esse é o nosso proposito, semear um pouco para que no futuro frutos generosos apareçam, não deixando morrer a nossa historia, a nossa raiz. Obrigado a todos que contribuiram para o exito da SEMANA DE CULTURA E DO III FESTIVAL DE MÚSICA REGIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA. IVAN SOARES.