IVANZINHO CANTANDO MÚSICA ACOMPANHADO PELO PAI IVAN SOARES

AMOR SONHADO DE UM TROPEIRO ERRANTE - IVAN SOARES

IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DOS BANCÁRIOS EM SALVADOR - BAHIA.

IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DOS BANCÁRIOS EM SALVADOR - BAHIA.

VIOLA (IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA)

MATELO CHAPADEIRO

height="132">

sexta-feira, 3 de julho de 2009

BULE-BULE: 42 ANOS DE CULTURA POPULAR














Depois do São João, bateu uma reflexão sobre o que acontece com a cultura popular e mais especificamente sobre a música nativa, da terra, da raiz do nosso povo e divagando sobre vários poetas cantadores dessa bahia, do nordeste viajei por muitos trabalhos e cheguei em um nome: ANTÔNIO DA CONCEIÇÃO RIBEIRO, conhecido de todo sertão nordestino, de todas as feiras e palcos dessa grande terra mestiça, meu companheiro BULE-BULE, machado da resistência, cancela batida do canto do povo. E nessa reflexão não sei se num misto de tristeza ou de alegria, fechei uma proposição que há muito passava por minha cabeça: "SE ALGUÉM NA BAHIA MERECE ALGUMA HOMENAGEM POR TER BANCADO A FUNÇÃO DE MASCATE DA VERDADEIRA CULTURA POPULAR ESSE POETA E CANTADOR CHAMA-SE BULE-BULE".
Felizmente sou advogado por profissão, cantador pela alma e politico por circunstância e inquietude e nessa atual circunstância, justamente essa reflexão acontece agora mês de julho próximo a 33a Festa de Vaqueiros de Nova Redenção, onde na sexta-feira nós criamos há quatros anos atrás a SEXTA- FEIRA CULTURAL dentro da festa. Se deu assim: falei para o pessoal que no sábado e no domingo coloca-se a banda que quisessem, porém, a sexta nos dedicávamos a música da raiz, a verdadeira música do nosso povo, dos nossos antepassados, dos vaqueiros, dos sambadores, dos reseiros, daqueles que o canto vive expremido, mais não morre, ao contrário fica cada dia mais forte. E a sexta cultural a partir desse ano vai homenageiar, essa grande referência para todo os poetas da bahia que é BULE-BULE. Isso vai ocorrer todos os anos, cada ano será escolhido um cantador, um poeta popular para podermos referenciar e levar para nossa juventude, o que se faz de verdade, com um canto verdadeiro, com poesia que fala do povo, da natureza, da lida dos vaqueiros, dos garimpeiros, dos roçeiros, de gente que constrói esse país com sua vida seu suor e sua poesia.
SALVE BULE- BULE, SALVE A CULTURA POPULAR, VIDA LONGA MEU COMPANHEIRO

3 comentários:

GUILMA GOTTSCHALL SOARES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GUILMA GOTTSCHALL SOARES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GUILMA GOTTSCHALL SOARES disse...

O grupo pode ser cascalho grosso, mais vocês dois com esta sensibilidade cultural lhe fazem, duas PEDRAS PRECIOSAS, tenho o maior orgulho de Deus te colocado vocês no meu caminho!!! Um beijo grande, Guilma Gottschall Soares.