IVANZINHO CANTANDO MÚSICA ACOMPANHADO PELO PAI IVAN SOARES

AMOR SONHADO DE UM TROPEIRO ERRANTE - IVAN SOARES

IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DOS BANCÁRIOS EM SALVADOR - BAHIA.

IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO DOS BANCÁRIOS EM SALVADOR - BAHIA.

VIOLA (IVAN SOARES E BIBI DA VIOLA)

MATELO CHAPADEIRO

height="132">

quinta-feira, 30 de julho de 2009

JORGE PORTUGAL-GRANDE EDUCADOR DA BAHIA


Conheci JORGE PORTUGAL, pelos anos oitenta, período de grande efervescência política e cultural, tivemos nosso primeiro contato através da música, era ja naquela época um grande compositor, parceirando com Raimundo Sodré e sendo a MASSA, que concorreu a um festival da Rede Globo o grande divisor na carreira dos dois, a massa foi algo assim : a linguagem do interior chegava na grande mídia, mais especificamente a chula do recôncavo. Sempre o admirei pela sua sensibilidade e inteligência, porém, o que mais me despertou atenção era a sua solidariedade e ajuda para com os campanheiros que moravam nas residências estudantis do interior da Bahia. Muitos dos líderes dessas residências batiam em sua porta, para conseguirem uma bolsa no cursinho, pois era a forma de encontrar um caminho para a universidade, suprindo as deficiências daqueles que partiam do interior para a capital em busca de melhores dias e conhecimento. Jorge sempre atendeu a todos e se esforçava para abrir horizontes para aqueles esperançosos estudantes. Surgia ali o grande mestre, sensíivel, centrado e concentrado de ternura e epedernido na luta por mudanças e liberdade, surgia ali o grande pensador, poeta, com o olhar sempre no horizonte. Hoje é o grande nome da educação na Bahia, é o melhor nome para ser secretário de educação no estado, tenho certeza que com sua a capacidade e com a luz singular que tem seria o homem que mudaria a educação no nosso estado. É isso mesmo JORGE PORTUGAL para secretário de educação, para transformar e acabar com essa LETARGIA, que vive a educação em nosso estado. Acredito que a educação precisa de um choque de gestão e de alguém que OUSE, que não tenha receio de errar, que empunhe a bandeira da construção dos pilares educacionais e de alguém popular, respeitado, competente e pensador e esses requisitos JORGE PORTUGAL tem e sobra. JORGE PORTUGAL SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ELOMAR-MARCO DA CANTORIA NO BRASIL

Caros leitores do Cascalho Grosso, vou falar de um dos maiores compositores da música brasileira, um exímio violeiro e compositor dos mais refinados que já ouvi. A primeira vez que escutei o canto de ELOMAR, foi como se escutasse o bálsamo da música mais verdadeira e real. Lembro bem que passava as férias aqui na minha Nova Redenção e descia a ladeira que ia dar no Rio Paraguaçú, com um amigo e ele colocou uma fita cassete , no toca-fitas do carro e aquela cantoria que falava "Vou cantar num canto de primeiro as coisas la da minha modernagem........ e findava ; viola, furria, amor dinheiro não". Algo aconteceu comigo, pois, ao chegar em Salvador, isto era 1980, comprei o disco NAS BARRANCAS DO RIO GAVIÃO, e ai, foi O pedido, Curvas do rio. Andava com esse disco onde ia, e foi uma grande descoberta, pois dedilhava no violão e inspirado por aquele canto forte compus uma música chamada AMOR SONHADO DE UM TROPEIRO ERRANTE, ganhamos vários festivais com essa música e passei a escutar ELOMAR e a propagar aquele canto tão forte lindo e profundo. Virei fã de carteirinha, fui a algumas cantorias e acompanho até hoje o trabalho desse grande menestrel das caatingas, que é uma pregação, do canto do povo sertanejo, numa mistura lírica e rebuscada, e que ninguém faz igual em todo país. Para min ELOMAR é único. É como se fosse Pelé, Vila Lobos, Ariano Suassuna, e mais, comparo Elomar ao grande GUIMARÃES ROSA. Tenho certeza, que essa grande mídia que vende as porcarias aos ouvidos da juventude, em um tempo, que não está longe vai tocar e reconhecer o canto de Elomar, pois, será materia nas escolas brasileiras. Já pode se adotar a leitura e a audição da poesia e do canto de Elomar nas escolas, para que nossa juventude conheça o verdadeiro canto do povo do sertão, que por Elomar é universal. A propósito Elomar é natural de Vitória da Conquista. Na "Casa dos Carneiros" é onde vive esse grande brasileiro. Ainda falarei muito do canto de ELOMAR FIGUEIRA MELO, menestrel referência para todos cantadores dessa terra BRASIL.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

HERBERTO SALES UM FRUTO DA CHAPADA PARA A LITERATURA BRASILEIRA

























































































Parece coisa de chato, sempre ou quase sempre estou falando, lendo, pregando sobre esse grande escritor filho de Andaraí e que muitos o comparam a MACHADO DE ASSIS. Acontece que fico orgulhoso e embevecido em saber que Herberto nasceu aqui tão perto de nós e falou na sua literatura das coisas da sua gente, da sua região, de injustiças, de forma tão linda, tão lirica e real, a primeira vez que li ALÉM DOS MARIMBUS, foi um divisor no meu gosto pela literatura, lia sempre os grandes clássicos aqueles, que nos lecionavam os mestres nas salas de aula, mais nunca ninguém em todo meu tempo de sala de aula me indicou a leitura de Herberto, descobri, por gostar da literatura que fala da terra, da raiz e além dos marimbus falava das coisas tão perto de mim , da minha infância, da gente chapaderia, dai por diante vasculhei a sua obra, tenho todos os livros, mantive correspondência com Herberto em Sao Pedro da Aldeia onde morava no Estado do Rio de Janeiro, mandei um disco nosso, ele respondeu dizendo que gostou, me mandou um exemplar de Além dos Marimbus com dedicatoria super carinhosa. Enfim tenho sido um pregador para que seja implantada em toda a chapada nas escolas infantis os livros de Herberto como os infantis; Memorias de um Burro Brasileiro, Sobradinho dos Pardais, e nas escolas do fundamental os livros como; O Cascalho , Além dos Marimbus e vários outros do autor, isso teria o significado enorme para a juventude da chapada que não conhece a obra de um dos mais ilustres filhos da terra chapadeira. A chapada deu muitos frutos para o Brasil, mais HERBERTO SALES e AFRÂNIO PEIXOTO são, sem nenhuma duvida, os mais belos diamantes gerados nessa terra diamantina. Até.

IVAN SOARES - CANTADOR.

33ª FESTA DE VAQUEIROS DE NOVA REDENÇÃO


Caros Amigos do Cascalho Grosso, estamos a confirmar a maior Festa Vaqueiros da Chapada Diamantina, é a 33a Festa a se realizar esse ano, segundo em anúncio anterior a data fora prorrogada para os dias 14, 15 e 16 de agosto.
Esse ano vai ser de arrepiar, são dez mil reais para o vaqueiro encourado que ganhar a corrida de argolinha. A sexta-feira cultural será um marco esse ano, pois, será de homenagem ao grande cantador e repentista BULE-BULE, com participações de grandes cantadores e forrozeiros como: DÉRCIO MARQUES, FÁBIO PAES, ZELITO MIRANDA, JERRY BENEVIDES, PAULO AMANDO entre outros. No sábado a grande noite do forró com um dos maiores forrozeiros do pais A L C I M A R M O N T E I R O, BANDA FLOR DE AÇAÍ, BANDA LUA CHEIA. No domingo o grande desfile de vaqueiros, com mais de 1200 vaqueiros e grupos, a missa do vaqueiro e a corrida de argolinha, à noite a pedido da vaqueirama, tocará CARLOS PITA E UESLEI E IGOR, BANDA CHEIRO DE MILHO. É domingo para amanhecer o dia e ficar com saudades. O grande evento do ano no munícipio de Nova Redenção mobiliza e agita a comunidade, já são várias casas para alugar, e gente de todos os municipios da chapada diamantina. Ainda tem o bloco ALTERNATIVUS no sábado a tarde. Venham, Nova Redenção receberá todos de braços abertos. Comissão organizadora da 33ª FESTA DE VAQUEIROS DE NOVA REDENÇÃO.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

33ª FESTA DE VAQUEIROS DE NOVA REDENÇÃO - CHAPADA DIAMANTINA.

DIAS 13 , 14 E 15 DE AGOSTO, ACONTECERÁ O MAIOR EVENTO RURAL DA CHAPADA DIAMANTINA, com tres dias de festa, corrida de argolinha, missa dos vaqueiros, desfile de vaqueiros com mais de 1.200 vaqueiros, premiação do vaqueiro em couro esse ano será de 10.000,00. São três dias de muito forró e cantoria, e o visitante pode aproveitar e conhecer os pontos turísticos como o POÇO AZUL, PRAIA DA PERUCA, PEDRA DA ARARA, TRILHA DO SOCÓ. Em nome da Prefeitura Municipal, convidamos a todos para esse grande evento que será objeto de um documentário pelo, grande documentarista baiano MANOEL NETO.
Abraço á todos IVAN SOARES - PREFEITO DE NOVA REDENÇÃO.

1º FESTIVAL REGIONAL DE MUSICA DE NOVA REDENÇÃO FOI UM SUCESSO.

Com mais de 60 músicas inscritas no mês de maio se deu o primeiro Festival Regional de Música de NOVA REDENÇÃO. Foi um evento ímpar com participação de 16 municípios da região. Apresentaram-se lote de dez músicas no dia 17.05 e dez músicas no dia 18.05, ao final os vencedoresse deliciaram com grande apresentação do cantador FÁBIO PAES e do forrozeiro HUGO LUNA. Grande evento que vai continuar no próximo ano com certeza. O nível das músicas foram excelentes, o 1º. lugar ficou com o violeiro de Ribeira do Pombal WALTER LAJES.

Promovido pela prefeitura municipal através da secretaria de cultura que tem como gestor o cantador PAULO AMANDO. Até o próximo em 2010.

VINTE ANOS SEM LUIZ GONZAGA E 90 ANOS DE JACKSON DO PANDEIROE


Eterna saudades do velho LUA e de Jackson do pandeiro, mascates da música nordestina e que implantou uma outra vertente na música brasileira, quantos beberam e ainda bebem nas suas fontes musicais. Acho engraçado quando vejo um forró com tanta parafernália de instrumento e de mulheres quase nuas, e seu LUIZ só precisava da sanfona um triângulo e uma zabumba para fazer um forró de primeira qualidade. É no período de São João que fica latente aquele vazio que seu LUIZ deixou, JACKSON DO PANDEIRO cantava um côco somente com ajuda de um pandeiro e só. Acredito que essa lacuna ficará para sempre na música nordestina, vários e bons nomes têm aparecido, mais a quilomêtros de distância desses dois ícones da música nordestina BRASILEIRA.

ETERNAMENTE LUIZ GONZAGA, ETERNAMENTE JACKSON DO PANDEIRO.

IVAN SOARES- CANTADOR

BULE-BULE: 42 ANOS DE CULTURA POPULAR














Depois do São João, bateu uma reflexão sobre o que acontece com a cultura popular e mais especificamente sobre a música nativa, da terra, da raiz do nosso povo e divagando sobre vários poetas cantadores dessa bahia, do nordeste viajei por muitos trabalhos e cheguei em um nome: ANTÔNIO DA CONCEIÇÃO RIBEIRO, conhecido de todo sertão nordestino, de todas as feiras e palcos dessa grande terra mestiça, meu companheiro BULE-BULE, machado da resistência, cancela batida do canto do povo. E nessa reflexão não sei se num misto de tristeza ou de alegria, fechei uma proposição que há muito passava por minha cabeça: "SE ALGUÉM NA BAHIA MERECE ALGUMA HOMENAGEM POR TER BANCADO A FUNÇÃO DE MASCATE DA VERDADEIRA CULTURA POPULAR ESSE POETA E CANTADOR CHAMA-SE BULE-BULE".
Felizmente sou advogado por profissão, cantador pela alma e politico por circunstância e inquietude e nessa atual circunstância, justamente essa reflexão acontece agora mês de julho próximo a 33a Festa de Vaqueiros de Nova Redenção, onde na sexta-feira nós criamos há quatros anos atrás a SEXTA- FEIRA CULTURAL dentro da festa. Se deu assim: falei para o pessoal que no sábado e no domingo coloca-se a banda que quisessem, porém, a sexta nos dedicávamos a música da raiz, a verdadeira música do nosso povo, dos nossos antepassados, dos vaqueiros, dos sambadores, dos reseiros, daqueles que o canto vive expremido, mais não morre, ao contrário fica cada dia mais forte. E a sexta cultural a partir desse ano vai homenageiar, essa grande referência para todo os poetas da bahia que é BULE-BULE. Isso vai ocorrer todos os anos, cada ano será escolhido um cantador, um poeta popular para podermos referenciar e levar para nossa juventude, o que se faz de verdade, com um canto verdadeiro, com poesia que fala do povo, da natureza, da lida dos vaqueiros, dos garimpeiros, dos roçeiros, de gente que constrói esse país com sua vida seu suor e sua poesia.
SALVE BULE- BULE, SALVE A CULTURA POPULAR, VIDA LONGA MEU COMPANHEIRO